Senhores e senhoras delegados,

Esperamos que os estudos através dos Guias disponibilizados tenham sido proveitosos e enriquecedores. Essa notícia buscará ajudá-los em outras pesquisas mais aprofundadas sobre os temas que fazem parte da nossa Simulação.

1. Informações oficias sobre os países

O melhor lugar para procurar mais informações sobre os países que estarão representados na Simulação são os sites dos Ministérios das Relações Exteriores e os sites oficiais de seus Estados. Para buscar por essas páginas, aconselhamos que a busca seja feita em inglês, espanhol ou francês (dependendo da nação). Dessa forma, para achar essas páginas, digite sua pesquisa em um modelo assim:

• Língua inglesa: ForeignRelations …. (nome do país);
  • Língua espanhola: Relaciones Exteriores …. (nome do país);
  • Língua francesa: RelationsÉtrangères …. (nome do país);

1. Uso de tradutores

O uso de tradutores para sua pesquisa é muito útil, principalmente pelo fato de que algumas discussões sobre o tema estão na língua oficial do país. Aconselhamos que sejam usados tradutores confiáveis e que fiquem atentos à tradução das frases, sendo cautelosos para que não aconteçam traduções errôneas ou equivocadas.

1. Atualidades

Dentro do mundo diplomático é muito importante acompanhar as notícias recentes sobre os acontecimentos mundiais e isso é importante, principalmente, para ir se familiarizando com a política do país que irá representar. Por isso, indicamos que procurem por notícias relacionadas as suas nações e/ou o tema abordado no seu comitê, em sites jornalísticos confiáveis, como o Le monde, El país, Times,  New York Times e o G1 notícias.

Não aconselhamos que sejam utilizadas como fontes as publicações desites sensacionalistas, partidários e que não sejam confiáveis.Procurem sempre por fontes autênticas.

1. Site das Nações Unidas

O site da ONU pode ser um dos melhores materiais para estudos. Nele encontram-se notícias mundiais sobre temas relevantes para a sociedade, arquivo de documentos, tratados e convenções oficiais. Há ainda na página do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), glossários sobre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

1. Professores do Diocesano

Para qualquer dúvida sobre algum tema, posição política do seu país, entre outras questões, você poderá contar com seus professores para lhe ajudarem. Diversos docentes do colégio estão por dentro de todo o projeto e estão disponíveis para auxiliar os estudantes nesse processo de estudos.

Com isso, esperamos que seus estudos lhe tragam ainda mais conhecimento e compreensão acerca dos fatos do mundo. O secretariado, os diretores acadêmicos e os secretários estão a disposição para ajuda-los no que for necessário. Para entrar em contato conosco, você pode redigir um e-mail e enviá-lo para dionu@diocesano.g12.br ou nos enviar uma mensagem direcionada para nosso Instagram: @dionu.oficial.

Abraços,

Secretariado Dionu 2019.